sábado, 3 de março de 2012

CERVARA

O livro dos batizados da Igreja de San Leonardo em Zocca, Itália. É o documento mais antigo de nossa família. Ali estão Marco Giovanni Ferrari, Giambattista Ferrari e Cervara.

O documento mais antigo de nossa família foi encontrado pelos primos Marino e Ester Ferrari. Eles percorreram todas as igrejas da região de Zocca à procura da certidão de nascimento do pai de Marino, Luigi, irmão de Mario, e do avô de Luigi, Valentino Ferrari. Ester, uma pesquisadora admirável e incansável, chegou a fazer um bordado da árvore genealógica de sua família e a de Marino, colocando nas flores e frutos desta árvore seus filhos e netos. Quando estivemos na Itália em 1994, Marino e Ester nos receberam como filhos em sua casa, nos hospedaram, cuidaram de nós, e nos deram de presente toda a pesquisa que tinham feito, inclusive nos levaram a todos os lugares em que a história da família aconteceu. Este livro que agora se escreve é também uma carta de amor e agradecimento a Marino e a Ester Ferrari, in memoriam.

Na Itália antes de ser Itália, não havia cartórios de registros civis. Quem fazia essa função era a Igreja Católica. Em cada paróquia havia um livro de registro dos nascimentos e dos batismos, bem como de falecimentos. Encontrar um registro de nascimento nestes livros não é tarefa fácil. Em primeiro lugar, é preciso descobrir em que região aconteceu o nascimento. Mais difícil ainda é encontrar o ano de nascimento. Os livros estão muito mal conservados, com mofo, páginas coladas umas nas outras, a letra do escrivão do padre muito clara algumas vezes, totalmente confusa em outras, ou seja, uma tarefa em que se pode levar muitos anos para conseguir ou não uma pequena informação.

Marino e Ester foram à procura de nossos antepassados. E com um desejo, uma paixão maravilhosa, de paróquia em paróquia, de povoado em povoado, abrindo livros muito antigos, encontrando padres muito prestativos em alguns lugares, outros nem tanto, conseguindo ler alguns livros, outros de uma dificuldade quase impossível devido ao estado de conservação, em meio ao pó e a várias gripes pelo caminho, muito cansaço, muitas viagens perdidas, frustradas, eis que um dia eles encontraram algo muito maior do que imaginaram encontrar.

Foi na igreja de San Leonardo, em Zocca, através da ajuda do padre Sérgio, do Santuário della Verucchia de Zocca. Lá, no livro dos batizados, no Libro Battesati Rosola, no livro número 339, eles encontraram Marco Giovanni Ferrari e encontraram Giambattista Ferrari. Mais: eles encontraram Cervara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário